SAAEMB dá dicas para o uso racional da água

A escassez de água potável está entre os grandes desafios da humanidade a serem resolvidos atualmente. A água é uma das necessidades básicas para a sobrevivência do ser humano no planeta Terra. A combinação de dois fatores: a veiculação de notícias sobre a escassez de água e a necessidade da redução de despesas em razão da crise econômica do país, tornam-se fatores para sensibilizar a população sobre o quanto é importante o uso racional deste recurso.
O SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama) sabe da importância deste recurso, cuja utilização deve ser feita de maneira a não comprometer a disponibilidade para as gerações futuras. De acordo com a ONU, cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa chega a mais de 200 litros diários.
“O tratamento é criterioso e caro, por isso a importância de evitar o seu desperdício. Estamos falando do uso com consciência. Em algumas cidades brasileiras, já ocorre racionamento de água, por isso devemos exercer ainda mais a conscientização do cidadão buritamense em relação a esse problema”, disse a química da autarquia Letícia Possani.
Segundo o diretor do SAAEMB, João Fermino Falleiros, em Buritama, há moradores que lavam calçadas com água tratada. “Outro grave problema é em relações aos loteamentos beira-rio onde há um grande desperdício em molhar plantas e a realização das trocas de água das piscinas sem tratá-la”, explica ao salientar que ao economizar o município atinge três objetivos: conservação dos recursos hídricos, redução de gastos na conta de água do contribuinte e agrega economia na conta de energia.
O consumo médio em 2016 foi de 166 litros de água no dia por morador. “O SAAEMB já vem trabalhando para que os índices de perda diminuam, para isso fez a troca de toda tubulação existente antiga de amianto por tubulação de PVC, gerando com isso um número menor de manutenções na rede e como consequência também um menor índice de perdas e também realiza constantemente trocas de hidrômetros quebrados por hidrômetros novos para corretas medições de consumo de água”, afirma Letícia.
DICAS PARA DIMINUIR O CONSUMO DE ÁGUA
Feche bem as torneiras após o uso;
Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba;
Uma torneira gotejando gasta 46 litros de água por dia;
Um filete desperdiça de 180 a 750 litros/dia;
Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar;
Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas;
Só abra a torneira para o enxague;
Evite lavar as calçadas com mangueira. Elas podem ser varridas;
Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer;
Evite que as crianças brinquem de tomar banho com mangueira;
Fique atento aos vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários;
Conserte imediatamente os vazamentos e fugas d’água.