A partir da escassez dos recursos naturais, somado ao crescimento desordenado da população mundial e intensidade dos impactos ambientais, surge o conflito da sustentabilidade dos sistemas econômico e natural, e faz do meio ambiente um tema estratégico e urgente. Neste contexto, a comissão do Programa Município Verde Azul, do Governo do Município de Buritama, realizou na quarta-feira, 2, palestra com alunos da rede municipal de ensino para conscientizar as crianças no intuito de serem multiplicadores da preservação ambiental.
A meta é trabalhar as diretivas do programa para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. Em setembro, o tema abordado pauta-se em “A importância da biodiversidade”. De acordo com o engenheiro agrônomo, Sidney Antonio Roseiro Goulart Junior, a criança é um agente multiplicador. A educação ambiental infantil desenvolve a consciência ecológica da criança para repassar para os pais e familiares.
“A educação ambiental mostra-se como uma ferramenta de orientação para tomada de consciência dos indivíduos frente aos problemas ambientais, tornando-se um processo participativo e é exatamente por isso que sua prática faz-se tão importante, a fim de solucionar as questões relativas ao acúmulo de resíduos, desperdício de água, entre outras”, explica.
Junior disse que a população precisa se conscientizar em relação ao meio ambiente. “Se continuarmos agredindo a natureza, estaremos desencadeando e acelerando um processo de autodestruição. E, aí será praticamente impossível a manutenção de vidas em nosso planeta. Vamos deixar chegar a tal ponto? A tarefa é de todos nós”, finaliza.