Divisão das Vigilâncias e SAAEMB realiza busca ativa por escorpiões

A Divisão das Vigilâncias e o SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama) realizam, durante o mês de outubro, busca ativa no PV (Poço de Vistoria), com a adoção de medidas preventivas e de controle da população de insetos e escorpiões.
O coordenador da Divisão das Vigilâncias, Luiz Carlos Dias, disse que a população precisa colaborar para o controle de escorpiões no município. “Não jogar resto de comidas e entulhos em terrenos, não jogar folhas e lixo nos bueiros. É preciso também fazer rodízio de materiais como tijolos, telhas e outros objetos que permanecem por muito tempo no mesmo local, isso destrói os abrigos dos escorpiões e seus alimentos que são os insetos”, explica.
Luiz acrescentou que essas estratégias de controle voltadas a prevenção reduz o número de acidentes de escorpiões no município. “O problema está associado ao crescimento desordenado de centros urbanos que propiciam condições cada vez mais favoráveis à proliferação desses animais, através do aumento das condições de abrigo ou alimentos nas áreas urbanas, como também pela dificuldade na implantação de programas preventivos junto à população”, informa.
Para o diretor do SAAEMB, João Fermino Falleiros, a parceria é importante para combater os escorpiões. “Este ano será realizado novamente a dedetização e desratização no poço de vistoria e nos bueiros, o que deve controlar a população de insetos na cidade, no entanto, é preciso que a população colabore, realizando ações de prevenção em suas casas”, finaliza.
Medidas de prevenção
Telar ralos nas áreas internas e externas;
Vedar frestas nas paredes, janelas, portas e pisos;
Instalar tampa em pontos de luz e caixas de fiação;
Rebocar paredes e muros;
Limpar e organizar deposito de materiais;
Controlar a presença de baratas e outros insetos;
Acondicionar bem alimentos e lixo;
Providenciar limpeza de terrenos, quintais e jardim;
Recompor tampas de caixas de gorduras e de passagem;
Retirar entulhos, pedras, madeira ou tijolos acumulados.