O SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente) realizou hoje (21), na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Livramento, palestra com estudantes do 4º ano, da professora Ana Paula Fernandes, para promover o Dia Mundial da Água, celebrado amanhã (22). O evento buscou conscientizar as crianças sobre a preservação dos bens naturais do planeta.
A água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela mantém nosso corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente, regula a temperatura, entre outras funções. Estima-se que apenas 0,77% da água esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos.
Dados da Unicef diz que 20% da população mundial não tem acesso à água limpa e aproximadamente 1,4 mil crianças menores de cinco anos morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.
Segundo a química do SAAEMB, Letícia Possani, é preciso conscientizar a população sobre o cuidado e preservação da água. “Falamos sobre a água, escassez e a importância de tratar esse recurso com o máximo cuidado. Buritama está em busca da certificação do selo de Município VerdeAzul, para isso é preciso ser um município sustentável, onde a população use os recursos naturais sem comprometer a geração futura”, explicou.
Ela citou que o país precisa realizar ações de sustentabilidade como iniciar a produção de alimentos orgânicos (sem agrotóxicos), uso de combustíveis de fontes renováveis, energia limpa, reciclagem de lixo e uso racional da água.
DICAS PARA DIMINUIR O CONSUMO DE ÁGUA