Alunos do Livramento visitam nascente em Buritama

O SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama), em comemoração ao Dia Mundial da Água, visitou ontem (22), com os alunos do 4º ano da Emef (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Livramento, uma nascente que deságua no rio Santa Bárbara. O objetivo da visita foi mostrar para as crianças a importância da preservação dos bens naturais do planeta.
A nascente faz parte da propriedade de André Nevack no sítio do “Vó Raul”, como é conhecido, está localizado na estrada que liga Buritama ao condomínio Itaparica. Segundo a química do SAAEMB, Letícia Possani, os alunos participaram de palestra na quarta-feira (21). Os temas discutidos foram a necessidade do uso sustentável da água, poluição, escassez e uso inadequado.
O trabalho de conscientização também ajuda a classificar a cidade no programa Município VerdeAzul que engloba 10 diretivas, entre elas, município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, uso do solo, qualidade do ar, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.
Letícia explicou que das 10 diretivas, três envolvem proteção de nascentes. “Senão houver a proteção das nascentes, menor será a vazão de água disponível, os cursos de água podem secar e a qualidade da água será prejudicada, afetando todos os seres vivos que dependem delas para sobrevier”, disse também que será feito um levantamento para cadastrar as nascentes de Buritama.
O diretor do SAAEMB, João Fermino Falleiros, comentou que na grade curricular dos alunos da rede municipal foi inserido temas de educação ambiental. “É importante garantir que os estudantes contribuam para a preservação do meio ambiente e estudar temas como lixo, saneamento básico, água, entre outros, contribuirá para que as crianças cresçam sabendo da importância de se preservar a natureza”, concluiu.