Governo do Município realiza dedetização e desratização em Buritama

In Destaque

O SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama), em parceria com o Departamento de Saúde, iniciou ontem (16), a dedetização e desratização em 650 PVs (Postos de Vistorias) instalados na cidade. A ação na rede de esgoto não prejudica o meio ambiente e deve diminuir o aparecimento de baratas – o principal alimento dos escorpiões. Em agosto e dezembro deve acontecer novas etapas do serviço de dedetização e desratização.
Em 2017, foram registrados 130 casos de picadas do animal e este ano, até o momento, contabilizam 45 casos. Para o manejo do escorpião, a Divisão de Vigilâncias realiza o mapeamento na cidade para verificar em quais bairros foram registrados mais casos de acidentes com o animal. Nos períodos, diurno e noturno, funcionários treinados realizam a busca ativa com base nas notificações. No trabalho, à noite, é utilizado equipamento com ultravioleta para ajudar na localização do escorpião.
De acordo com o diretor do SAAEMB, João Fermino Falleiros, as medidas de controle foram planejadas e a meta é avaliar os resultados obtidos. “Ele é um sistema que inclui medidas preventivas e corretivas, de modo que as espécies de pragas sejam mantidas em níveis que não conduzam à ocorrência de problemas significativos”, explica.
Segundo o coordenador da Divisão de Vigilâncias, Luiz Carlos Dias, agentes comunitários de saúde realizam orientação e distribuição de panfletos para os cerca de 15.418 mil habitantes, conforme o último de censo 2010 realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na rede municipal de ensino, o Departamento de Saúde, desenvolve ações educativas para orientar aproximadamente mil alunos das Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental), Livramento e Maria do Carmo.
Segundo Falleiros, a empresa prestadora do serviço apresentou todas as documentações exigidas para a execução do trabalho. “Apresentaram a licença de funcionamento para a Divisão de Vigilância Sanitária, adotando assim, medidas especiais para proteger a população contra danos ou incômodos, resultantes da manipulação dos produtos”, acrescentou.

Você também pode ler!

SAAEMB busca melhorias na qualidade do tratamento do esgoto de Buritama

Projeto da obra está orçado em R$ 693 mil e inclui recursos do estado e contrapartida do município. Publicado em 16/05/2025

Read More...

Queimada é tema de palestra ministrada por bombeiro, em Buritama

A palestra “Prevenção e combate de incêndios em vegetação natural e cultivada” é tema importante para início da seca

Read More...

SAAEMB adquire equipamento para detectar vazamento de água

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) adquiriu um novo equipamento para verificar vazamento

Read More...

Mobile Sliding Menu