Governo do Município realiza dedetização e desratização em Buritama

In Destaque

O SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama), em parceria com o Departamento de Saúde, iniciou ontem (16), a dedetização e desratização em 650 PVs (Postos de Vistorias) instalados na cidade. A ação na rede de esgoto não prejudica o meio ambiente e deve diminuir o aparecimento de baratas – o principal alimento dos escorpiões. Em agosto e dezembro deve acontecer novas etapas do serviço de dedetização e desratização.
Em 2017, foram registrados 130 casos de picadas do animal e este ano, até o momento, contabilizam 45 casos. Para o manejo do escorpião, a Divisão de Vigilâncias realiza o mapeamento na cidade para verificar em quais bairros foram registrados mais casos de acidentes com o animal. Nos períodos, diurno e noturno, funcionários treinados realizam a busca ativa com base nas notificações. No trabalho, à noite, é utilizado equipamento com ultravioleta para ajudar na localização do escorpião.
De acordo com o diretor do SAAEMB, João Fermino Falleiros, as medidas de controle foram planejadas e a meta é avaliar os resultados obtidos. “Ele é um sistema que inclui medidas preventivas e corretivas, de modo que as espécies de pragas sejam mantidas em níveis que não conduzam à ocorrência de problemas significativos”, explica.
Segundo o coordenador da Divisão de Vigilâncias, Luiz Carlos Dias, agentes comunitários de saúde realizam orientação e distribuição de panfletos para os cerca de 15.418 mil habitantes, conforme o último de censo 2010 realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na rede municipal de ensino, o Departamento de Saúde, desenvolve ações educativas para orientar aproximadamente mil alunos das Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental), Livramento e Maria do Carmo.
Segundo Falleiros, a empresa prestadora do serviço apresentou todas as documentações exigidas para a execução do trabalho. “Apresentaram a licença de funcionamento para a Divisão de Vigilância Sanitária, adotando assim, medidas especiais para proteger a população contra danos ou incômodos, resultantes da manipulação dos produtos”, acrescentou.

Você também pode ler!

Queimada é tema de palestra ministrada por bombeiro, em Buritama

A palestra “Prevenção e combate de incêndios em vegetação natural e cultivada” é tema importante para início da seca

Read More...

SAAEMB adquire equipamento para detectar vazamento de água

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) adquiriu um novo equipamento para verificar vazamento

Read More...

SAAEMB participa de reunião sobre nova resolução do Município VerdeAzul

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB), representado pela química Letícia Souza Possani, participou

Read More...

Mobile Sliding Menu