O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) realizou ontem (22), palestra sobre meio ambiente para 40 pessoas dos projetos Ação Jovem, Renda Cidadã e PAIF (Programa de Atenção Integral à Família). O engenheiro Agrônomo Sidney Antônio Roseiro Goulart Júnior – representante da empresa Ambiente Floresta – apresentou informações para conscientizar o público para os cuidados com a água e esgoto, como descartar corretamente os resíduos sólidos e o incentivo ao plantio de árvores.
Após a palestra, o público acompanhou o plantio de oito mudas, sendo uma quaresmeira, quatro aroeiras pimenteiras e três oitis, todas com um metro de comprimento. São mudas que se adaptaram melhor às condições urbanas. Júnior disse que foram doadas oito mudas de quaresmeira, dois ipês amarelos, uma goiabeira e uma de acerola.
“A arborização urbana, além da função paisagística, proporciona benefícios à população como embelezar as vias públicas, oferecem sombras para os pedestres e veículos, amenizam a poluição sonora, reduzem o impacto da água da chuva e seu escorrimento superficial, servem de abrigo a fauna e reduz a poluição do ar provocada principalmente pela queima de combustíveis dos veículos automotores e industrias”, diz.
O engenheiro acrescentou também que a arborização garante conforto térmico e bem estar psicológico às pessoas, amenizam a força do vento, valorizam imóveis, contribui para o aumento da umidade relativa do ar, reduz os impactos do aquecimento global e fornece matéria orgânica para o solo.
“A educação ambiental mostra-se como uma ferramenta de orientação para tomada de consciência dos indivíduos frente aos problemas ambientais, tornando-se um processo participativo e é exatamente por isso que sua prática faz-se tão importante, a fim de solucionar as questões relativas ao acúmulo de resíduos, desperdício de água, entre outras”, explica.
Para a coordenadora do CRAS, Camila Sampaio Stella, o tema oferece reflexões para evitar problemas ao meio ambiente. “Isso tudo faz parte de uma sociedade informada e educada para cidadania, onde os participantes dos grupos podem ser agentes multiplicadores, de conhecimento, de um comportamento civilizado em sociedade onde cada um fazendo sua parte, teremos uma cidade cada vez mais limpa, organizada e de qualidade”, frisou. Citou ainda que as mudas foram doadas pela empresa Ambiente Floresta.
Junior disse que a população precisa se conscientizar em relação ao meio ambiente. “Se continuarmos agredindo a natureza, estaremos desencadeando e acelerando um processo de autodestruição. E, aí será praticamente impossível a manutenção de vidas em nosso planeta. Vamos deixar chegar a tal ponto? A tarefa é de todos nós”, finaliza.