Crianças têm aula sobre biodiversidade e reciclagem na biblioteca municipal

In Destaque

Em vez da tradicional sala de aula, alunos da Emef (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Nossa Senhora do Livramento tiveram hoje (6) uma aula sobre biodiversidade e reciclagem na biblioteca municipal. O local escolhido foi a sala do Centro de Educação Ambiental do Condema (Conselho de Defesa do Meio Ambiente). Um espaço estratégico para a sensibilização do público na questão do meio ambiente.
O bate-papo foi com o engenheiro agrônomo Sidney Antônio Roseiro Goulart Júnior. Ele explicou que a questão ambiental está em alta por razão simples: necessidade de sobrevivência. “É preciso melhorar as questões ambientais ao nosso redor, protegendo os rios e o solo da nossa cidade, para garantir o futuro das próximas gerações”. O tema apresentado faz parte das propostas do Programa Município VerdeAzul.
Para a professora Deusa Medeiros Cymbra, o debate é mais uma ferramenta para conscientizar as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente. “É importante o acesso à informação para termos um mundo melhor. É um sonho viver e conviver com a natureza, sem causar nenhum mal. É preciso repassar o conhecimento para que outras pessoas possam fazer parte dessa transformação”, frisou.
O aluno Jeferson Gabriel de Carvalho Sousa disse que as pessoas devem cuidar melhor da natureza. “Não podemos causar danos na cidade. Temos que melhorar o meio ambiente. É um lugar bom para se viver”, comentou. Para Keren Hapuck Gonçalves, todos precisam contribuir para melhorar o planeta. “Precisamos cuidar do meio ambiente para termos um lugar melhor para vivermos”, concluiu.
Quando mais cedo o tema for discutido com as crianças, segundo o engenheiro, maiores são as chances de despertar a consciência pela preservação. “A educação para uma vida sustentável começa em não jogar lixo em locais indevidos, não fazer queimada, evitar o desperdício de água e materiais, proteger e reflorestar matas, reciclar e preservar a natureza”, encerrou.
Letícia Possani, química do Saaemb (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama) explicou que pequenas ações podem transformar a cidade. O tema deste ano do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem (5) é “Acabe com a poluição plástica”. “O objetivo é chamar a atenção da sociedade para reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis”, argumentou.
Participaram profissionais do Governo do Município e representantes do Saaemb (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama).
SUSTENTABILIDADE
 Para colocar em prática o conceito de sustentabilidade é necessário se atentar para detalhes que fazem a diferença e impactam positivamente na preservação do meio ambiente. Pequenas mudanças podem tornar sua vida melhor e ajudar a natureza ao mesmo tempo. 

  • Lâmpada de led
  • Descarga com dosador de fluxo
  • Torneira com sensor
  • Sistema de captação de água da chuva
  • Lâmpada fluorescente com refletor de alumínio
  • Sensores de presença que deligam automaticamente
  • Aquecedor solar
  • Telhas transparentes que privilegiam a iluminação natural
  • Laje com uso de isopor
  • Piso com maior permeabilidade de água

Você também pode ler!

Queimada é tema de palestra ministrada por bombeiro, em Buritama

A palestra “Prevenção e combate de incêndios em vegetação natural e cultivada” é tema importante para início da seca

Read More...

SAAEMB adquire equipamento para detectar vazamento de água

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) adquiriu um novo equipamento para verificar vazamento

Read More...

SAAEMB participa de reunião sobre nova resolução do Município VerdeAzul

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB), representado pela química Letícia Souza Possani, participou

Read More...

Mobile Sliding Menu