SAAEMB inicia construção de estação de esgoto no almoxarifado

In Destaque

O Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) iniciou na segunda-feira (25) a construção de uma nova estação elevatória de esgoto no almoxarifado municipal. A obra irá substituir a antiga construída em 1991. O local conta com aproximadamente 1,5 mil ligações e atende em torno de 6 mil habitantes. O investimento é de 197.695,62 destinado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), com contrapartida de R$ 3.953,91 da autarquia.
A nova elevatória deve atender os bairros Buriti, Cidade Nova, Santa Theresa, Nova Aliança, entre outros. Com a construção do novo sistema evita-se, possíveis danos ambientais na galeria de águas pluviais. A previsão para conclusão das obras é de três meses. Para atingir as estações de tratamento, a rede de esgoto conta com a força da gravidade, que age naturalmente levando água e resíduos, pode haver também a necessidade do bombeamento desse conteúdo pela tubulação.
De acordo com o diretor João Fermino Falleiros, o sistema construído há 28 anos está ultrapassado, desde as bombas, painel elétrico e tanque de retenção. “O SAAEMB, preocupado com possíveis danos ambientais e por motivo de não ter recursos financeiros para custear a construção do novo sistema que venha atender as normas técnicas, pleiteou e foi contemplado pela Fehidro”, disse.
Falleiros reiterou que a elevatória estará atendendo as necessidades atuais. “Este empreendimento resolverá o problema daquela bacia na cidade. Não tem mais como haver crescimento populacional naquela região. Os cálculos deste sistema abrangem toda população daquela região, pois foram considerados os terrenos vazios e em construção. Dessa forma, haverá custos somente da manutenção e operacionalização do sistema”, explicou o diretor, ao concluir que está em estudo melhorias nas demais estações elevatórias.
Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, está preocupado com a área de saneamento básico do município. Segundo o prefeito, a meta é buscar novas emendas para melhorias no sistema de esgoto que está defasado. Citou ainda que nos últimos anos não houve investimento no setor e a construção da nova estação elevatória era uma necessidade urgente para a cidade.
“Essa é uma obra de grande importância para Buritama, pois vai possibilitar a um aumento da capacidade de recepção de volume de esgoto, com isso, novos investimentos imobiliários, com mais qualidade e de forma segura, além de trazer um ganho ao meio ambiente, já que a construção do sistema evita-se um colapso na antiga estação de esgoto”, finalizou o prefeito Rodrigo.

Você também pode ler!

Queimada é tema de palestra ministrada por bombeiro, em Buritama

A palestra “Prevenção e combate de incêndios em vegetação natural e cultivada” é tema importante para início da seca

Read More...

SAAEMB adquire equipamento para detectar vazamento de água

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) adquiriu um novo equipamento para verificar vazamento

Read More...

SAAEMB participa de reunião sobre nova resolução do Município VerdeAzul

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB), representado pela química Letícia Souza Possani, participou

Read More...

Mobile Sliding Menu