Buritama faz plantio de 200 mudas para celebrar o Dia da Árvore

O Dia da Árvore é celebrado amanhã (21). Para comemorar, o município de Buritama plantou hoje (20), 200 mudas de árvores nativas, frutíferas e exóticas na área verde do bairro Monte Líbano. O evento aconteceu em dois períodos, com palestra educativa e plantio.

A ação contou com aproximadamente 200 alunos e 4 professores, das escolas Maria do Carmo Cunha Guerbas e Nossa Senhora do Livramento. O objetivo foi criar uma força-tarefa para executar o plantio de árvores em busca de aumentar a arborização do município e também conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente.

Segundo o diretor do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Giancarlo Sanches Mestriner, a ação teve como meta ressaltar a importância da preservação e incentivar a proteção das áreas verdes. Ele citou ainda que o evento atendeu as metas da agenda mundial de 2030 em relação ao desenvolvimento sustentável implantado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Essa ação é vital para que a cidade se torne mais verde, além de ser uma forma de conscientizar as crianças sobre a importância da preservação da natureza, já que as árvores são responsáveis por emitir o oxigênio que respiramos, dar frutos, além de deixar a cidade mais bonita”, comentou.

Para Marina Zózimo, coordenadora Fundiário, a parceria entre a empresa Tijoá e o município, além da comemoração ao Dia da Árvore, acontece o plantio de 200 mudas nativas. Ela disse ainda que o objetivo é ensinar aos alunos sobre a importância da árvore para o planeta e apresentar o funcionamento da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos.

“Sempre é muito importante trazer temas do meio ambiente para as crianças, pois elas são multiplicadoras e a esperança para um futuro melhor para o nosso planeta”, comentou ao salientar algumas dicas para preservar o meio ambiente, entre elas, preservar as árvores, cuidar bem dos cursos da água, não pescar em áreas de reprodução, não comprar animais silvestres sem registro, reduzir o consumo de água e energia elétrica, evitar andar apenas de carro e reutilizar tudo que for possível.

Conforme Marina, é fundamental diminuir os impactos ambientais, entre as ações individuais e coletivas, ela citou o replantio de floresta em áreas desmatadas; separação, descarte adequado e reciclagem do lixo; economia de água; utilização de transportes coletivos; utilização de produtos biodegradáveis e redução do consumo.

“As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas”, finalizou a coordenadora

O evento contou com a parceria do Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) e da empresa Tijoá da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, localizada no município de Andradina, na região do baixo Tietê, no estado de São Paulo.

Doação de mudas

Para incentivar o plantio de árvores, o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) distribui gratuitamente mudas de Oiti, Resedá, entre outras espécies. A retirada pode ser feita das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, na autarquia.

De acordo com o responsável pela Divisão de Saneamento e Meio Ambiente do SAAEMB, Jefferson Pereira da Silva, para retirar a muda de árvore, o morador precisa apresentar um documento pessoal e comprovante de endereço para preencher o termo de responsabilidade.

“Somente o proprietário ou responsável pode retirar a muda, entre as orientações, é preciso plantar dentro de 10 dias no endereço citado, plantar com a finalidade de arborização urbana, cuidar da espécie e cumprir as normas legais relativas ao corte e poda”, explicou Jefferson ao dizer que após 15 dias é feita uma fiscalização.

Conforme Letícia Souza Possani, Integrante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e Química do SAAEMB, ao retirar a muda de árvore, o morador assina um terno de compromisso para se comprometer em cuidar e zelar pelo crescimento da espécie.

“Essa iniciativa é muito importante, pois, além de contribuir para o meio ambiente, também ajuda a conscientizar as pessoas, sobre a necessidade de participar ativamente da preservação da natureza”, enfatizou ainda que a autarquia também realiza fiscalização sobre podas drásticas para evitar danos ambientais”, concluiu Letícia.

Para o diretor do SAAEMB, José Eduardo Marins, o Dia da Árvore visa promover a preservação das florestas e incentivar a proteção do meio ambiente. “Além de participar de ações de conscientização, também distribuímos mudas para restaurar o verde, isso atrai pássaros, embeleza o município e proporciona mais qualidade de vida aos moradores”, concluiu o diretor.

Publicado: 20/09/2022 – às 19h12