A Química do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB) e integrante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) Letícia Souza Possani e o diretor do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Giancarlo Sanches Mestriner, participaram hoje (23) de entrevista na rádio Torre Forte com o apresentador Gilmar Freitas Carvalho.
Os entrevistados comentaram sobre o Dia da Árvore celebrado na quarta-feira (21). Para comemorar, o município de Buritama plantou, na terça-feira (20), 200 mudas de árvores nativas, frutíferas e exóticas na área verde do bairro Monte Líbano. O evento aconteceu em dois períodos, com palestra educativa e plantio.
A ação contou com aproximadamente 200 alunos e 4 professores, das escolas Maria do Carmo Cunha Guerbas e Nossa Senhora do Livramento. O objetivo foi criar uma força-tarefa para executar o plantio de árvores em busca de aumentar a arborização do município e também conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente.
“Essa ação é vital para que a cidade se torne mais verde, além de ser uma forma de conscientizar as crianças sobre a importância da preservação da natureza, já que as árvores são responsáveis por emitir o oxigênio que respiramos, dar frutos, além de deixar a cidade mais bonita”, comentou Mestriner.
Para o diretor do SAAEMB, José Eduardo Marins, o Dia da Árvore visa promover a preservação das florestas e incentivar a proteção do meio ambiente. “Além de participar de ações de conscientização, também distribuímos mudas para restaurar o verde, isso atrai pássaros, embeleza o município e proporciona mais qualidade de vida aos moradores”, concluiu o diretor.
Doação de mudas
Para incentivar o plantio de árvores, o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) distribui gratuitamente mudas de Oiti, Resedá, entre outras espécies. A retirada pode ser feita das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, na autarquia.
De acordo com o responsável pela Divisão de Saneamento e Meio Ambiente do SAAEMB, Jefferson Pereira da Silva, para retirar a muda de árvore, o morador precisa apresentar um documento pessoal e comprovante de endereço para preencher o termo de responsabilidade.
“Somente o proprietário ou responsável pode retirar a muda, entre as orientações, é preciso plantar dentro de 10 dias no endereço citado, plantar com a finalidade de arborização urbana, cuidar da espécie e cumprir as normas legais relativas ao corte e poda”, explicou Jefferson ao dizer que após 15 dias é feita uma fiscalização.
Publicado: 23/09/2022 – às 11h30