Quando pensamos em abelhas, a primeira ideia que vem à cabeça é o mel. No entanto, o inseto vai além de produzir esse produto tão apreciado pelas pessoas e utilizado na culinária. Elas têm uma função importante para a preservação do meio ambiente. Com a polinização, alimentos como o café, maçã, maracujá, entre outros, são beneficiados.
Para ampliar a conscientização, o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB), busca refletir hoje (3), no Dia Nacional das Abelhas, o papel desse inseto para a sobrevivência de metade das plantas com flores. Segundo estudo da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, em torno de 1.750 espécies dependem da polinização para sobrevier.
De acordo com a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas, das 107 culturas agrícolas que lideram a produção global, 85% são beneficiadas pelos polinizadores, dos quais as abelhas são mais eficientes. Os insetos são fundamentais para o meio ambiente, contudo, estão sendo exterminados e um dos maiores vilões são os agrotóxicos.
Para o diretor do SAAEMB, José Eduardo Marins, pode parecer distante da realidade do município, devido à falta de lavouras e matas para se conscientizar sobre o Dia Nacional das Abelhas. Ele salientou que somente por meio da informação, as pessoas poderão fazer a sua parte para a preservação do meio ambiente.
“São inúmeros os alimentos beneficiados pela polinização das abelhas. Independentemente de quão perto ou distante estejamos das plantações, mas por meio dos alimentos consumidos diariamente, nos tornamos responsáveis por evitar a morte dos insetos”, concluiu o diretor.
O que fazer para ajudar?
Publicado: 03/10/2022 – às 10h39