A mudança climática é a principal responsável pelo aumento dos desastres naturais pelo mundo, alerta a Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, milhares de pessoas morrem todo ano por causa de inundações e deslizamentos de terra. O município de Buritama está distante das catástrofes, mas o que cada morador pode fazer para diminuir o impacto das mudanças climáticas?
O primeiro passo é entender que cada morador é responsável por cuidar do meio ambiente e para dialogar sobre o Dia Mundial para Prevenção de Desastres Naturais, celebrado hoje (12), o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB), busca refletir sobre a responsabilidade de cada um em favor do Planeta, no intuito de construir uma sociedade mais consciente.
Em 2015, aconteceu a 3º Conferência Mundial sobre Redução de Risco de Desastres, em Sendai, no Japão. Com o encontro, surgiu a Declaração de Sendai, considerada um marco para reduzir os desastres naturais ao redor do mundo. Em setembro, do mesmo ano, a ONU propôs a 193 países a Agenda 2030, composta por 17 diretivas voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com a meta de combater as mudanças climáticas e os impactos nas cidades.
Para o diretor do SAAEMB, José Eduardo Marins, o município de Buritama não está no cenário das catástrofes, no entanto, segundo ele, não impede de realizar ações de prevenção. Ele citou ainda que a população já sente os efeitos do aquecimento global, com fortes temperaturas e a queda constante da umidade.
“Pequenas ações podem contribuir para ajudar o meio ambiente, entre elas, evitar de jogar lixo em bueiros, não realizar podas drásticas, preservar matas nativas, plantar árvores em frente de suas residências e dar o descarte correto para os eletrodomésticos, pilhas e baterias. Colaborar para a preservação do meio ambiente, é contribuir para a nossa qualidade de vida”, concluiu o diretor.
Em caso de emergência, o morador pode ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199, ou Corpo de Bombeiros, no 193. Em Buritama, o morador pode ligar no número (18) 3691-9200, da prefeitura municipal que irá encaminhar para a Defesa Civil local.
Dicas úteis
- Preserve áreas verdes e matas ciliares;
- Denuncie ocupação em área de risco, desmatamento e queimadas;
- Se chover por muitos dias ou por horas, esteja alerto sobre o risco de inundação e deslizamentos;
- Acompanhe os boletins meteorológicos e as notícias dos meios de comunicação;
Publicado: 12/10/2022 – às 08h