O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) reuniu hoje (27), na Casa da Agricultura de Buritama, para debater a pauta voltada para ações políticas sobre o meio ambiente. O objetivo da reunião foi apresentar resoluções sobre a criação da Casa do Meio Ambiente, poda drástica, reciclagem, instalação de placas de sinalização de travessia de tartarugas e mudança na legislação municipal.
Durante o ano, o Departamento de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, com apoio do conselho, implementou os pontos de coleta de pilhas e baterias espalhados em órgãos públicos e comércio, além da criação do Ecoponto de vidros instalado no almoxarifado municipal. A próxima reunião do COMDEMA está prevista para o dia 17 de novembro, na Casa da Agricultura.
De acordo com o diretor do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Giancarlo Sanches Mestriner, o conselho busca concluir as obras da futura casa do meio ambiente e organizar o viveiro municipal. “Organizar um grupo com intenções e ideias convergentes sobre um futuro mais sustentável para a cidade, bem como ter conseguido com a prefeitura a sede da Casa do Meio Ambiente”, explicou.
Segundo a presidente do conselho, Patrícia Yaiko Nakatu Duarte, o conselho atua com seriedade e diálogo aberto para buscar soluções ambientais de responsabilidade da prefeitura municipal. “Desejamos conscientizar a população para a adoção de práticas mais sustentáveis, como o consumo mais consciente e a implantação dos termos: reduzir, reutilizar e reciclar”, concluiu.
COMDEMA
É um órgão local, de composição paritária, com caráter consultivo, deliberativo e contribui em ações com a prefeitura, em questões voltadas ao meio ambiente, em toda a área do município. O conselho é presidido pela engenheira agrônoma Patrícia Yaiko Nakatu Duarte e conta com 16 membros, sendo 8 do poder público e 8 representantes da sociedade civil, com reuniões mensais e a duração de cada gestão é de 2 anos.
Publicado: 27/10/2022 – às 10h56