Câncer de próstata: SAAEMB alerta sobre a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce

Durante o mês novembro, o país debate a importância da prevenção e do diagnóstico precoce sobre o câncer de próstata. O primeiro passo para superar a doença é vencer o preconceito gerado pelos exames. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em um estágio avançado e potencialmente fatal. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2020 a 2022, cerca de 65 mil novos casos da doença foram diagnosticados, se descoberta no início, a chance de cura chega a 90%.

O Novembro Azul é o período de campanha para divulgar a importância dos cuidados preventivos. Quando o assunto é câncer de próstata, os exames clínicos são indispensáveis. O exame de toque ainda vive a sombra de preconceitos, no entanto, é um procedimento simples e fundamental para detectar anormalidade na próstata.

A recomendação, conforme a Sociedade Brasileira de Urologia, mesmo com ausência de sintomas, homens a partir dos 50 anos, ou dos 45, se houver histórico familiar, devem ir anualmente ao urologista para realizar o toque retal e fazer o exame de PSA no sangue. Em torno de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

A Sociedade Brasileira de Urologia explica que entre os fatores de risco é possível detectar a idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos); histórico familiar; raça (maior incidência entre os negros); alimentação inadequada, a base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos; sedentarismo e obesidade.

O diretor de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, frisa que nesse mês discute-se na sociedade o ‘Novembro Azul’. O diretor comentou ainda que a prevenção deve acontecer periodicamente, não ficando restrito ao período de campanha. Ele reforçou ainda a importância da consulta e dos exames, principais formas de prevenção.

“Este mês é para lembrar sobre o cuidado com a próstata precisa acontecer anualmente. Para tirar dúvidas e passar por um especialista, os homens precisam ir até a unidade de saúde e fazer acompanhamento médico, caso seja detectado alguma alteração, o paciente é encaminhado para novos exames e tratamento”, disse o diretor.

Para o diretor do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB), José Eduardo Marins, o mês de novembro é o mês dedicado a prevenção do câncer de próstata. Ele salientou que o homem precisa ser educado tal como as mulheres, as quais são mais conscientes com a saúde.

“Além das campanhas durante o ano, o público masculino precisa se conscientizar sobre a doença e superar o preconceito. É fundamental a visita ao médico, de forma que se for detectado alguma anormalidade, é importante iniciar o tratamento imediatamente, acima do preconceito, a uma vida que deve ser preservada”, concluiu o diretor.

Publicado: 01/10/2022 – às 15h27