SAAEMB realiza palestra para estudantes sobre a importância do saneamento básico e cuidados com a água

Estudantes do Colégio Zeta participaram hoje (10) de palestra realizada pelo Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB) sobre a importância do saneamento básico e a necessidade de cuidar da água e evitar o desperdício.

Durante a atividade foi realizado uma visita técnica e monitorada nas estações municipais de tratamento de água e esgoto, onde foram explicados as etapas e processos que passam de tratamento de água e esgoto, além da importância do uso consciente da água e a preservação do meio ambiente. A palestra foi coordenada pela Química Letícia Souza Possani, da autarquia de Buritama.

Letícia disse que a autarquia coleta e trata todo o esgoto gerado pelo município. O órgão monitora e controla o lançamento do esgoto que é feito no córrego Palmeiras. Ela comentou ainda que é feito análise para atender os padrões estabelecidos pela legislação. “O compromisso é não alterar a classe ou a natureza do rio receptor”, elenca.

Já o esgoto é tratado de forma natural com a decomposição das matérias orgânicas. Conforme Letícia, o tratamento biológico é uma das formas mais eficiente de remoção da matéria orgânica dos esgotos e apresenta baixo custo. “As substâncias presentes no esgoto diminuem a concentração de oxigênio dissolvido na água, causando a morte de peixes e outros organismos aquáticos, além do escurecimento e do mau cheiro”, afirma.

De acordo com o diretor, José Eduardo Marins, o debate sobre saneamento básico está cada vez mais presente não apenas entre especialistas e órgãos responsáveis pelo setor, mas também deve fazer parte do dia a dia dos moradores e entrar na pauta de discussão no ensino infantil, fundamental e médio.

“Os debates na rede de educação sobre saneamento básico e preservação do meio ambiente são essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade, já que ambos os temas estão diretamente relacionamentos com a promoção da saúde pública, portanto, é preciso que cada um faça sua parte, para que possamos ter mais qualidade de vida”, disse.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) fica localizada na rua dos Teixeiras e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) encontra-se na estrada vicinal Antônio Alves Teixeira – km 2, e o município conta com 100% de esgoto tratado.

Educação ambiental

Alunos entre 8 e 9 anos, do ensino fundamental, participaram de palestra para complementar o conteúdo adquirido durante a disciplina de Ciências. O colégio Zeta deu mais um passo para conscientizar e sensibilizar os alunos sobre questões ambientais, a fim de estimular o desenvolvimento de ações para a transformação de uma sociedade.

Segundo a coordenadora pedagógica, Marina Rovito, a preservação ambiental é a principal alternativa para salvar o planeta. Ela comentou também que a professora Gabriela de Costa Jardim abordou em sala de aula sobre o funcionamento do tratamento de água e esgoto e a importância para todos os cidadãos e para o meio ambiente.

“A importância desta palestra é fazer com que esse conhecimento apreendido seja concretizado. Essa vivência com experiências reais dos processos vai ajudar no armazenamento das informações passadas em sala de aula, e isso faz com que a criança compartilhe seu conhecimento”, disse.

A escola acredita que a conscientização contribui para aumentar o senso crítico dos alunos. Tentamos conciliar os temas abordados nas disciplinas de ciências com o cuidado da nossa escola, mas falta a mão na massa, a prática, a atitude e vivências para que esse conhecimento teórico seja acomodado na criança”, explica.

A coordenadora comentou que o colégio conta com lixeiras para coleta seletiva, horta e em datas comemorativas desenvolve trabalhos de conscientização. A ideia, conforme ela, é criar novos projetos para ir além da escola.

“Atualmente não temos nenhuma ação, mas algumas turmas fizeram trabalhos de recolhimento de tampinhas e cartelas de comprimidos com o objetivo da conscientização e ajuda social. E na disciplina de ciências procuramos trabalhar os temas vinculados com o cuidado da escola”, concluiu Marina.

 Publicado: 10/11/2022 – às 10h59