A Química Letícia Souza Possani, do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB), Giancarlo Sanches Mestriner, diretor do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente e o vereador João Luiz Perez Junior, participaram na sexta-feira, (25), de reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê (CBH-BT), na cidade de Birigui.
O objetivo do encontro foi aprovação do novo estatuto (substituindo o documento aprovado em 1998), deliberação sobre o relatório da situação dos recursos hídricos, plano de ações e de investimentos, aprovação dos critérios do orçamento para 2023 do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e compensação financeira.
O CBT-BT foi criado em 1994, em assembleia realizada em Penápolis, sendo o segundo comitê a ser instituído no Estado. É composto por plenária tripartite de 45 membros que representam 42 municípios da foz do Rio Tietê, com sede no Departamento de Águas e Energia Elétrica em Birigui.
Segundo Letícia, a participação da reunião é uma oportunidade para debater ações entre os municípios e trocar experiências com os gestores do meio ambiente. “Os temas em discussão no comitê são fundamentais para que cada representante consiga trabalhar a gestão da bacia hidrográfica e recursos hídricos em seu município”, comentou.
Com área de 15.471 quilômetros e 800 mil habitantes, a região do Comitê da Baixa Hidrográfica do Baixo Tietê abrande as hidrelétricas de Nova Avanhandava (Buritama) e Três Irmãos (Pereira Barreto), com imenso potencial turístico e disponibilidade de água.
Participaram da reunião prefeitos, representantes de entidades civis, dirigentes de órgão do governo do Estado de São Paulo e membros do comitê.
Fehidro
O órgão tem como objetivo financiar programas e ações na área de recursos hídricos, de modo a promover a melhoria e a proteção dos corpos d’água e de suas bacias hidrográficas. Entre as linhas temáticas disponíveis, há a área de atuação em educação ambiental para a gestão sustentável dos recursos hídricos com duas possibilidades:
- Sensibilização, conscientização e mobilização socioambiental;
- Educação voltada à comunicação, difusão e disseminação de informações.
Publicado: 30/11/2022 – às 16h14