SAAEMB explica como o morador pode entender informações da conta de água

A conta de água é entregue todo mês em aproximadamente 9,5 mil residências de Buritama. Para facilitar a compreensão das informações, o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB) esclarece dúvidas sobre onde encontrar o número da ligação, data de vencimento, valor total a ser pago e se há débitos no imóvel.

O morador também poderá analisar o consumo do mês e um histórico dos últimos 6 meses, inclusive recebe informações sobre a qualidade da água fornecida para os contribuintes. O serviço de água agiliza a entrega da fatura, após a leitura ser feita pelo fiscal, a conta já é impressa, o que facilita ao morador a se planejar para o pagamento.

Outro ponto importante está na impressora utilizada pelos leituristas. O equipamento é térmico. O que é impresso na hora é o que aparece em preto na fatura, já as informações no verso da conta já constam no rolo do papel inserido para impressão.

Conforme o Supervisor de Arrecadação, Wagner Socorro Nogueira de Lucena, o morador deve ficar atento nos campos denominados de leitura atual e leitura anterior. Para compreender o gasto mensal, o morador precisa subtrair os dados do último mês em relação ao mês atual, para verificar os metros cúbicos consumidos nesse período. “Outro ponto é se atentar a data de vencimento, para que os contribuintes não deixem suas contas em atraso”, argumentou.

O supervisou destacou que a população precisa ter o hábito de conferir as informações inseridas na conta. “Outro aspecto também são os dados sobre a qualidade da água que vem impresso na fatura, há os parâmetros da análise de água para comprovar que o morador está consumindo água de boa qualidade, respeitando todos os parâmetros da Anvisa”, salientou.

Segundo Wagner, o contribuinte precisa observar o campo ‘REFERÊNCIA’, contido no topo da conta para conferir se a que recebeu na sua casa é referente ao mês de consumo. Outro aspecto é o código de ligação que está na quinta linha abaixo ao nome do proprietário que pode ser utilizada para solicitar serviço junto ao Saaemb”, elencou.

O diretor da autarquia, José Eduardo Marins, explicou que busca por meio da transparência, esclarecer as dúvidas dos moradores. “É importante dialogar com os contribuintes, de forma que eles possam ter informações dos serviços oferecidos, para que saibam da importância de manter sua conta em dia”, concluiu.

Como entender a conta?

Para ver se a sua conta veio com um consumo maior em relação ao mês anterior, o primeiro passo que o consumidor deve verificar é qual foi o gasto de água na opção ‘LEITURA ANTERIOR”, em ‘LEITURA ATUAL’, a que se refere a fatura, por fim, em ‘CONSUMO REAL’, o morador poderá verificar a diferença do consumo entre esses dois meses, que é o volume a ser faturado pela empresa.

Em ‘DADOS DOS ÚLTIMOS SEIS MESES”, o contribuinte terá a noção de quanto tem consumido de água, já que irá notar a quantidade de consumo, os dias utilizados e a média mensal. No quadro amarelo, o morador poderá certificar se está com débito ou não.

Outro local que fica em destaque é o quadro ‘OCORRÊNCIAS’, nesse espaço é possível estar em branco, se a sua conta está dessa forma, quer dizer que o leiturista conseguiu fazer seu trabalho sem contratempo, caso haja, as mensagens mais frequentes são: leitura impossibilitada, portão trancado, hidrômetro quebrado, cão bravo, entre outras.

Na fatura, é possível identificar também o relatório da qualidade da água. O cliente conseguirá analisar os seguintes itens: cor, turbidez, cloro, flúor, PH, coliformes totais e coliformes termoloterantes. No verso da conta de água, o morador poderá entender o significado dos parâmetros.

Outro campo muito importante, conforme o Supervisor de Arrecadação, Wagner Socorro Nogueira de Lucena, é o código de ligação. “Na conta vem escrito ‘LIGAÇÃO’. Este número é único para cada residência como se fosse um RG e o mesmo serve para o contribuinte solicitar informações e serviços, proporcionando um atendimento mais rápido no dia a dia”, comentou.

No documento constam ainda informações como o número do hidrômetro, o número da ligação, receita de água, receita de esgoto, receita de expediente. O verso da fatura reúne conteúdos como telefones de contatos e espaço para o morador tirar dúvida sobre o consumo de água.

Serviço

As pessoas com dúvidas sobre a leitura e entrega devem entrar em contato com a autarquia pelo telefone (18) 3691-1306 ou 3691-25-76, ou ainda pelo Whatsapp (18) 99652-7141, ou na central de atendimento localizada no SAAEMB, na rua Capitão Vicente Gonçalves, 434, Centro. O atendimento acontece das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Publicado: 30/11/2022 – às 18h43