Campanha recolhe embalagens vazias de agrotóxicos em Buritama

Uma ação do município de Buritama, em parceria com a Casa da Agricultura, promove a conscientização dos produtores rurais para que façam a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos. A mobilização acontece no dia 7 de dezembro, das 9h às 15h, no recinto de festas do peão “Odilon Ferreira de Almeida”.

O material recolhido será encaminhado para o centro de coleta, que fica no município de Bilac, onde serão reciclados ou incinerados. A meta da 6ª campanha de coleta é evitar que o material seja descartado de forma irregular no meio ambiente.

É importante que o produtor faça a tríplice lavagem das embalagens antes da entrega. Outra orientação é que as tampas devem ser levadas na entrega dos recipientes. Toda mobilização visa retirar de circulação esse tipo de material, o que oferece risco à saúde humana como ambiental, já que pode contaminar o lençol freático.

Segundo a engenheira agrônoma, Patrícia Yaiko Nakatu Duarte, a entrega dos recipientes vazios é obrigatório. “A destinação correta das embalagens vazias contribui para a preservação da saúde humana e do meio ambiente e possibilita a economia de produto resultante da tríplice lavagem das embalagens”, afirmou.

Para a engenheira, é importante que o agricultor inutilize a embalagem plástica ou metálica perfurando o fundo. Ela comentou ainda que a legislação federal disciplina a destinação final de embalagens vazias e determina as responsabilidades para o agricultor, o revendedor e para o fabricante

“As embalagens flexíveis devem ser esvaziadas completamente, na ocasião do uso e guardadas dentro de uma embalagem de resgate fechada e identificada. As rígidas devem ser tampadas e acondicionadas de preferência na própria caixa de embarque e as secundárias armazenadas separadamente das embalagens contaminadas, podendo ser utilizadas para acondicionar as embalagens rígidas”, finaliza Patrícia.

Serviço

Campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos

Quando: 7 de dezembro

Horário: 9h às 15h

Onde: Avenida Daniel Luiz Guerbas, s/n, quilômetro zero da vicinal Buritama – Zacarias.

Custo: Gratuito

Publicado: 01/12/2022 – às 07h13