Você é daqueles que esquece da vida quanto toma banho? Ou deixa a torneira aberta enquanto escova os dentes ou lava a louça? Se a resposta for afirmativa, você é do grupo que desperdiça água. Se lembrarmos que nos últimos anos, o Brasil enfrentou uma das piores crises de seca, então, é preciso mudar os hábitos dentro de casa.
O consumo consciente é uma atitude sustentável, contribui com o meio ambiente e ajuda a preservar os recursos hídricos. O primeiro passo a se fazer é verificar se na residência há vazamento na distribuição de água. Para se ter uma ideia, uma torneira gotejando, chega a desperdiçar mais de 40 litros de água por dia.
Outro detalhe importante a refletir é que se uma torneira estiver correndo um filete de água, o gasto gira em torno de 130 litros por dia, mais do que o necessário preconizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), ao citar que uma pessoa pode viver bem com 110 litros de água ao dia.
O banho é outro vilão nas casas. Se nesse processo, a duração for de 5 minutos e mantendo o registro fechado ao ensaboar, a economia gira em torno de 90 litros na casa. O vaso sanitário é mais uma fonte de gasto, portanto, o primeiro passo a se conscientizar é não apertar a descarga mais tempo que o necessário. A cada acionamento de 6 segundos gasta-se de 10 a 14 litros de água.
Segundo a Química do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB), Letícia Souza Possani, todos devem agir de forma consciente e responsável diante de uma fonte indispensável para a sobrevivência. Possani alertou ainda que o morador precisa ter uma atitude sensata e consciente para evitar o desperdício.
“É preciso agir urgentemente quando confrontamos a informação de que menos de 1% de toda água do planeja é potável para o consumo. É uma reflexão diária que exige mudança de postura de todos, portanto, se utilizarmos de forma consciente, estaremos economizando recursos hídricos em nossas residências”, salientou Letícia.
Para o diretor José Eduardo Marins, o uso responsável da água é o primeiro passo para se ter conscientização. “É uma ação que precisa acontecer dentro de nossas casas, no entanto, é importante que cada morador possa levar informações aos familiares e vizinhos, de forma que o mundo possa ser transformado ao seu redor”, concluiu ao dizer que municípios da região já realizaram racionamento para evitar a falta de água.
Conscientização
Publicado: 06/12/2022 – às 16h52