O município de Buritama, em parceria com a Casa da Agricultura, realizou na quarta-feira (7), a 6ª campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. A conscientização aconteceu no recinto de festas do peão “Odilon Ferreira de Almeida”. O objetivo da coleta é evitar que o recipiente seja descartado de forma irregular no meio ambiente.
O material recolhido será encaminhado para o centro de coleta, que fica no município de Bilac, onde serão reciclados ou incinerados. Segundo a engenheira agrônoma, Patrícia Yaiko Nakatu Duarte, a entrega dos recipientes vazios é obrigatório.
“Com o destino correto das embalagens, é possível evitar problemas de contaminação ambiental, além de autuações pelos órgãos responsáveis”, afirmou ao dizer que os agricultores devem ficar atentos com a data da coleta.
Para a engenheira, é importante que o agricultor inutilize a embalagem plástica ou metálica perfurando o fundo. Ela comentou ainda que a legislação federal disciplina a destinação final de embalagens vazias e determina as responsabilidades para o agricultor, o revendedor e para o fabricante.
“Com a ação de recolhimento feita no município, além de destinar corretamente as embalagens e preservar o solo, a iniciativa atende aos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que apoia o desenvolvimento de projetos em benefício ao meio ambiente e a saúde da população”, concluiu Patrícia ao dizer que a ação contou com a participação do médico-veterinário Milson Polizel e do zootecnista Carlos Eduardo dos Santos.
Os agricultores que tenham embalagens vazias e não participaram da campanha podem obter informações sobre o destino correto na sede da Casa da Agricultora, localizada na rua Floriano Peixoto, 735, Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, ou pelo telefone (18) 3691-1248.
Publicado: 07/12/2022 – às 10h21