O município de Buritama realizou em parceria com a Casa da Agricultura, a 6ª campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos. A ação mobilizou 22 agricultores, com a devolução de 4.150 recipientes. A campanha foi realizada no início do mês de dezembro e aconteceu no recinto de festas do peão “Odilon Ferreira de Almeida”.
O objetivo foi oferecer apoio aos produtores na logística de devolução das embalagens e garantir o destino correto, visto que a distância entre as propriedades até a empresa responsável pela coleta, que fica na cidade de Bilac, pode inviabilizar a devolução, que é obrigatória.
Segundo a engenheira agrônoma, Patrícia Yaiko Nakatu Duarte, a mobilização contou com o apoio do médico-veterinário Milson Polizel e do zootecnista Carlos Eduardo dos Santos. Ela citou ainda que a ação evita que os recipientes sejam descartados de forma inadequada pelos produtores, podendo contaminar o solo e água.
Patrícia diz que todo ano, com exceção do período de pandemia, a campanha acontece para alertar os agricultores sobre o risco e a forma adequada do descarte. “É importante citar que a cada campanha, novos produtores aderem à iniciativa que contribui para a preservação do meio ambiente”, comentou.
A meta da Casa da Agricultura, conforme Patrícia, é alertar sobre a importância do descarte correto e orientar os produtores rurais sobre um planejamento importante de cuidados com o uso dos agrotóxicos. “É preciso também lavar muito bem as embalagens após o uso, aplicando a tríplice lavagem”, finalizou.
Os agricultores que tenham embalagens vazias e não participaram da campanha podem obter informações sobre o destino correto na sede da Casa da Agricultora, localizada na rua Floriano Peixoto, 735, Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, ou pelo telefone (18) 3691-1248.
Roteiro de cuidados
O produtor rural deve seguir uma rotina para garantir a preservação do meio ambiente e com a sua saúde. O primeiro passo é esvaziar por completo as embalagens no tanque do pulverizador e em seguida adicionar água limpa em até um quarto do volume do frasco, após deve fechar bem e agitar por volta de 30 segundos.
É importante que o agricultor faça essa ação por três vezes e o descarte da água deve ser feita no pulverizador. Outro detalhe fundamental é inutilizar os recipientes (fazer pequenos furos), para evitar que sejam reaproveitados.
Os frascos lavados e inutilizados precisam ser armazenados em um local seguro, até que a próxima campanha aconteça no município. As embalagens devem ser entregues e serão destinadas para empresas especializadas nesse material, o qual será reciclado. Por fim, ao levar os recipientes, o produtor deverá apresentar os recibos do produto.
Publicado: 13/12/2022 – às 14h53