O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Buritama (COMDEMA), fez hoje (20), reunião para debater ações sobre a preservação de nascentes, mutirão para replantio de mudas, sugestão de novos nomes ao órgão e fiscalização sobre podas irregulares de árvores.
Nesse ano, o conselho fez parte de projetos como a criação do Ecoponto de vidros instalado no almoxarifado e do Ecoponto de pilhas e baterias com pontos de coletas criados em órgãos públicos. Durante todo o ano, os participantes debateram ações para a preservação do meio ambiente em parceria com a prefeitura.
De acordo com a presidente, Patrícia Yaiko Nakatu Duarte, para o próximo ano, o conselho deve ampliar os debates e desenvolver novos projetos em parceria com o município. Para ela, a meta é fomentar as políticas públicas e nortear questões pautadas na preservação do meio ambiente.
“O COMDEMA é o conselho deliberativo, consultivo e propositivo que busca o debate, a elaboração e a fiscalização de políticas públicas voltadas ao meio ambiente no âmbito municipal, com o objetivo de promover ações na cidade, as quais possam atender as demandas dos objetivos de desenvolvimento sustentável”, concluiu Patrícia.
As reuniões acontecem na Casa da Agricultura que fica na rua Floriano Peixoto, 735, Centro. Com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
COMDEMA
É um órgão local, de composição paritária, com caráter consultivo, deliberativo e contribui em ações com a prefeitura, em questões voltadas ao meio ambiente, em toda a área do município. O conselho é presidido pela engenheira agrônoma Patrícia Yaiko Nakatu Duarte e conta com 16 membros, sendo 8 do poder público e 8 representantes da sociedade civil, com reuniões mensais e a duração de cada gestão é de 2 anos.
Publicado: 20/12/2022 – às 11h28