A luta para preservar o meio ambiente e a inserção da reciclagem no cotidiano dos moradores poderá mudar o destino do lixo em Buritama. O centro de reciclagem é uma iniciativa do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) em parceria com a prefeitura, que foi inaugurado na sexta-feira (23), com a presença do secretário executivo da Justiça e Cidadania, Luiz Orsatti Filho.
O local irá receber lixo domiciliar urbano, galhos de poda de árvores e resíduos da construção civil. O objetivo é promover a destinação adequada dos resíduos coletados. São ações direitas que incluem coleta, triagem e processamento, com destino para a reciclagem. O espaço deve gerar oportunidade de emprego e transformar o que antes era lixo em renda para famílias da cidade.
O material coletado seguirá para o centro de reciclagem e deve receber aproximadamente 50 toneladas de resíduos por mês. O prédio está localizado no quilômetro 52,5, na rodovia Deputado Roberto Rollemberg (SP.461) e conta com 1.084,49 metros quadrados entre galpão coberto, escritório, sanitários, vestiários e refeitório. O espaço oferece ainda 2.215,97 metros quadrados de atividades ao ar livre, além de um conjunto semimóvel do Resíduos da Construção Civil (RCC) e área de manobras e de depósitos.
Para o diretor do SAAEMB, José Eduardo Marins, a conscientização ambiental será um fator determinante para preservar o planeta. “Após longos anos de projeto, o centro de reciclagem torna-se real, o que deve beneficiar famílias, o meio ambiente e o turismo”, enfatizou ao citar que o local conta com a licença da Companhia Ambiental do Governo de São Paulo (CETESB).
“O objetivo é trabalhar para atender a meta estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual determina o destino do resíduo de forma ambientalmente adequada. Um grande passo a ser dado é implementar a cultura de separação de lixo, com isso os moradores precisam ter o entendimento e a sensibilização com a preocupação ambiental”, concluiu o diretor.
Segundo o prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a reciclagem é peça fundamental na preservação e melhora do planeta. Para ele, o centro de reciclagem oferece inúmeros benefícios, entre eles, redução da poluição, implementação da coleta seletiva, geração de novos empregos e o desenvolvimento de educação ambiental no município.
“Estamos comprometidos com a causa todos os dias. É uma alegria muito grande essa inauguração. Estamos em uma cidade turística e queremos que esse trabalho comece em nossa cidade. Vamos melhorar nosso município, para que o meio ambiente seja resgatado. Com muito esforço, conseguimos construir essa usina. Tenho certeza e com apoio da população, em breve, a usina estará a todo vapor e, seremos um exemplo para toda a região”, finalizou o prefeito Rodrigo.
O vice-prefeito, Luciano Cesar Batista, ressalta a importância social e ambiental da obra. Ele frisou ainda que o centro de reciclagem irá garantir uma destinação adequada do lixo e ainda contribuir para a conservação do meio ambiente. “É o início de uma obra que tenho certeza que será um espelho para nossa região”, salientou.
O presidente da Câmara de Buritama, Carlos Alberto dos Santos, comentou que a degradação do meio ambiente pode ser revertida, se houver um trabalho de conscientização, os impactos negativos diminuirão a cada ano. “Temos que agradecer pela inauguração dessa usina de reciclagem. Vamos buscar novas conquistas para o meio ambiente, para que possamos transformar Buritama em estância turística que é nosso objetivo e sabemos o quanto o meio ambiente faz parte desse objetivo”, completou.
BARRACÃO
O centro de reciclagem foi construído ao lado do aterro sanitário, na rodovia Deputado Roberto Rollemberg, no quilômetro 52,5. O local conta com três linhas de trabalho: lixo, entulhos e galhos. Segundo dados da prefeitura de Buritama, são produzidas cerca de 50 toneladas de lixo doméstico por mês. A quantidade de galhos e entulhos não estão incluídos nesse número.
Conforme o diretor do SAAEMB, José Eduardo Marins, o entulho poderá ser reaproveitado na produção de novos materiais de construção ou utilizados como cascalhos em estradas rurais. Ele informou ainda que os galhos podem virar pó e transformados em adubo orgânico.
“Agradecemos a todos pela oportunidade e confiança em nosso trabalho. Agradecemos a Secretaria de Justiça e Cidadania pelo convênio que nos proporcionou uma obra que será de suma importância para Buritama em seu desenvolvimento, principalmente, em relação ao meio ambiente. Tenho certeza que será uma referência para nossa região. É uma obra muito importante. Buritama agradece e o meio ambiente agradece”, disse Marins.
Para o diretor do diretor do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Giancarlo Sanches Mestriner, o centro de reciclagem tem como meta reciclar, reaproveitar e reutilizar o lixo urbano. “Nosso objetivo é diminuir cada vez mais o impacto ambiental dos resíduos descartados e garantir qualidade de vida aos moradores e ao meio ambiente”, destaca o diretor.
FID
O Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) celebrou de 2010 até a presente data, o total de 230 convênios com órgãos do poder público e da sociedade civil, totalizando aproximadamente R$ 341,5 milhões em investimentos, 187 cidades atendidas e cerca de 12 milhões de pessoas beneficiadas.
“É uma felicidade estar aqui hoje. Buritama está de parabéns na gestão de meio ambiente. É o futuro de nossa sociedade em questão de meio ambiente. A prefeitura de Buritama está de parabéns por ter apresentado esse projeto que foi bem executado”, frisou o secretário executivo da Justiça e Cidadania, Luiz Orsatti Filho.
Publicado: 27/12/2022 – às 15h57