SAAEMB fez dedetização e desratização em Buritama

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) realizou na última semana de dezembro um trabalho de dedetização e desratização em todos os poços de vistorias e bueiros da cidade. A ação acontece por uma empresa especializada no controle de insetos e pragas urbanas, com o objetivo na manutenção da saúde da população.

O trabalho consiste na aplicação de produtos menos agressivo ao homem e ao meio ambiente, com base em critérios ecológicos, econômicos e toxicológicos. Durante a execução do serviço, é feito a inspeção e identificação detalhada das pragas, no intuito de promover um trabalho de prevenção no município.

De acordo com o Agente de Saneamento, Luiz Carlos Dias, foram 650 postos de vistorias espalhados em ruas e avenidas da cidade. Para ele, a ação complementa o trabalho desenvolvido durante o ano por meio de visitas técnicas nas residências, distribuição de panfletos e a realização de palestras.

“O controle das pragas urbanas por empresas de dedetização tem, portanto, como finalidade, a proteção da saúde e do bem-estar da população, impedindo a partilha dos alimentos, das habitações e dos locais de trabalho e lazer com insetos, roedores e outras espécies de pragas”, disse.

Para Dias, quando se fala em pragas pensa-se em baratas, moscas, mosquitos e ratos. “Na verdade, o termo popular pragas refere-se aos animais sinantrópicos, que são todos os animais multicelulares que em determinados locais ou momentos podem causar algum dano direto ou indireto à saúde humana”, finalizou.

Segundo o Diretor do SAAEMB, José Eduardo Marins, o trabalho foi acompanhado por um funcionário da autarquia. “Ele é um sistema que inclui medidas preventivas e corretivas, de modo que as espécies de pragas sejam mantidas em níveis que não conduzam à ocorrência de problemas significativos”, explica.

Marins acrescentou que a empresa prestadora do serviço apresentou todas as documentações exigidas para a execução do trabalho. “O primeiro passo foi averiguar a documentação de licença emitida pela Divisão de Vigilância Sanitária, adotando assim, medidas especiais para proteger a população contra danos ou incômodos, resultantes da manipulação dos produtos”, elenca.

Medidas de prevenção contra pragas urbanas

Publicado: 03/01/2023 – às 14h20