SAAEMB: Janeiro branco é uma oportunidade para debater sobre saúde mental

Durante o ano pelo país, os municípios realizam campanhas para debater temas de prevenção de doenças. A cada mês um novo assunto é apresentado, no intuito de oferecer informação a respeito dos riscos, sintomas e os cuidados com a saúde. Em janeiro, a cor branca é destaque e apresenta a campanha sobre saúde mental.

Pensar no tema “Quem cuida da mente, cuida da vida” é uma oportunidade para combater doenças como depressão, ansiedade e suicídio. Em Buritama, os moradores podem obter atendimento médico nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Nicola Lavechia e Jaime Pinto Cunha, além do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Para o diretor de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, o município está apto a atender pacientes que buscam tratamento ou um diagnóstico precoce sobre as doenças mencionadas pela campanha. Para ele, o debate ajuda a fortalecer a sociedade na busca por quebrar o preconceito e o medo sobre problemas emocionais e mentais.

“É importante tratar os temas com respeito e dignidade e oferecer meios dignos para que o morador possa ser atendimento e ter sua saúde restabelecida. A prevenção é fundamental para o adoecimento emocional, a campanha é importante nesse sentido, por isso reforçamos que o município oferece ajuda aos moradores”, disse Edilson.

Segundo o diretor do SAAEMB, José Eduardo Marins, durante todo o ano, os moradores precisam cuidar da saúde, inclusive da saúde mental. Para ele, as campanhas são de interesse social que contribui positivamente no município, além de debater o tema, é fundamental levar informação aos moradores.

“Os temas discutidos são essenciais, sobre os quais ainda existem tabus para falar abertamente. Por isso é preciso discutir temas e fazer ações educativas à população para a promoção da saúde”, comentou o diretor ao dizer que por meio do trabalho preventivo é possível contribui para a promoção de saúde mental e emocional das pessoas.

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e das instituições por meio de debates, reflexões, palestras, rodas de conversa, oficinas e caminhadas, que tenham como tema central a saúde mental.

Atendimento

*Local: UBS Jaime Pinto Cunha

Endereço: Joaquim Pereira Rosa, 907, Centro.

Atendimento: 7h às 17h, de segunda a sexta-feira – Informações: (18) 3691-1658.

*Local: UBS Nicola Lavechia

Endereço: Marechal Deodoro, 877, Livramento.

Atendimento: 7h às 17h, de segunda a sexta-feira – Informações: (18) 3691-2082.

*Local: CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)

Endereço: Arino Della Colleta, 235, Cidade Nova.

Atendimento: 7h às 17h, de segunda a sexta-feira – Informações: (18) 3691-2668.

Publicado: 12/01/2023 – às 07h26

Imagem: Divulgação