Nesta quarta-feira (1), o diretor do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB), José Eduardo Marins, ao lado do engenheiro civil, Edevaldo Donizete Contel, e do administrador de empresas, Diego Pereira da Silva, assinou a ordem de serviço para a construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE).
Com o investimento, haverá adequação da linha de recalque para substituição do sistema de elevatória do “Primeiro Mundo”, localizada na rua Rubião Junior, saída para a cidade de Lourdes. O convênio foi celebrado entre a autarquia e o governo do estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por intermédio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).
Segundo o engenheiro Contel, a estação “Primeiro Mundo” recebe cerca de 54,56% de todo o esgoto gerado no município, e por causa do crescimento populacional do município é que esta melhoria precisa ser feita. Ele comentou ainda que o novo sistema conseguirá otimizar todo o sistema da rede de esgoto municipal.
“Como não é possível paralisar a atual elevatória, será feito um anexo a obra existente, com um novo sistema de recalque, mais moderno e com capacidade para atender o sistema, além disso haverá um maior controle sobre a qualidade de lançamento do esgoto produzido”, salientou o engenheiro.
A estação elevatória possui mais de 20 anos e quando foi construída, o projeto não considerou o crescimento populacional da cidade. Com a ampliação e as adequações, o município conseguirá atender o crescimento urbano, até a implementação dos novos loteamentos residenciais e conjuntos habitacionais.
Conforme Contel, a elevatória do “Primeiro Mundo” não possui tanque de detenção ou gerador de energia. Ele frisou ainda que o poço de sucção será ampliado, os painéis antigos e bombas submersas serão substituídas por bombas helicoidais, as quais trabalham com cerca de 10 minutos alternados, isso evita possíveis danos ambientais, já que pode ocorrer extravasamentos em picos de recalque, em dias chuvosos ou durante a manutenção de bombas.
De acordo com Marins, o investimento feito na elevatória do “Primeiro Mundo” finalizará toda a etapa de melhorias e organização do setor de saneamento de Buritama. Outro detalhe comentado pelo diretor é em relação ao correto descarte do esgoto gerado até seu lançamento final na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizado na estrada vicinal Antônio Alves Teixeira, km 4.
“Com todo o investimento, o sistema irá otimizar o controle da produção e da distribuição do esgoto gerado por 2.650 ligações, o que irá proporcionar um trabalho mais eficiente nos serviços realizados, para evitar a contaminação do lençol freático ou córregos adjacentes ao sistema, ajudando a preservar a água em nosso município”, finalizou o diretor.
O valor da obra é de R$ 912.259,18 mil. Desse total, 412.259,18 mil são de recursos do SAAEMB e R$ 500 mil destinados pela Fehidro do Governo estadual.
Publicação: 03/02/2023 – às 08h39