A Química Letícia Souza Possani, do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB), participou nessa quarta-feira, (15), de reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê (CBH-BT), na cidade de Birigui. O encontro contou com a participação dos membros da Câmara Técnica de Saneamento. Os representantes debateram o regimento interno, a deliberação das pautas aprovadas pelo comitê do Baixo Tietê, entre outros assuntos envolvendo o saneamento.
O CBT-BT foi criado em 1994, em assembleia realizada em Penápolis, sendo o segundo comitê a ser instituído no Estado. É composto por plenária tripartite de 45 membros que representam 42 municípios da foz do Rio Tietê, com sede no Departamento de Águas e Energia Elétrica em Birigui.
Segundo Letícia, a participação da reunião é uma oportunidade para debater ações entre os municípios e trocar experiências com os gestores do saneamento. “Os temas em discussão no comitê são fundamentais para que cada representante consiga trabalhar a gestão da bacia hidrográfica e recursos hídricos em seu município”, comentou.
Com área de 15.471 quilômetros e 800 mil habitantes, a região do Comitê da Baixa Hidrográfica do Baixo Tietê abrande as hidrelétricas de Nova Avanhandava (Buritama) e Três Irmãos (Pereira Barreto), com imenso potencial turístico e disponibilidade de água.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê conta com sete câmaras, entre elas, Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental; Câmara Técnica de Saneamento; Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Recursos Naturais; Câmara Técnica de Planejamento e Avaliação; Câmara Técnica de Outorgas e Licenças; Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável; Câmara Técnica de Assuntos Institucionais.
Publicação: 16/02/2023 – às 07h21