O descarte de pilhas e baterias podem ser realizados corretamente em Buritama e o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB) é ponto de coleta dos produtos, com o objetivo de dar o destino correto aos metais. O projeto foi criado pelo município, por meio do Departamento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente.
Os resíduos depositados no ponto de recebimento serão coletados pela empresa Green Eletron, com sede em São Paulo, para a logística reversa. O e-lixo é um dos desafios da gestão de resíduos, já que o número de dispositivos com pilhas e baterias crescem todo ano.
O descarte incorreto dos produtos em desuso é nocivo ao meio ambiente. O lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, acaba indo para aterros sanitários comuns, podendo contaminar o solo, alimentos e o lençol freático, já que contém metais pesados em sua composição como chumbo, cádmio, entre outros que podem vir a causar ao ser humano cânceres, anemia e problemas neurológicos.
A Química do serviço de água, Letícia Souza Possani, alerta que as pilhas e baterias possuem em sua composição materiais como chumbo, zinco, manganês e cádmio. “Esses materiais são tóxicos, podendo contaminar o meio ambiente e principalmente o lençol freático, além de prejudicar a saúde dos seres humanos e animais”, concluiu Letícia.
Conforme o diretor da autarquia, José Eduardo Marins, a coleta é uma oportunidade para descartar de forma correta os objetos radioativos. “Os moradores devem ter responsabilidade social pela produção do seu lixo. É preciso implementar a pedagogia da reciclagem e é fundamental a redução da quantidade de lixo eletrônico, destinando-o para serem reaproveitados a reciclagem, concluiu o diretor.
Serviço
O SAAEMB fica localizado na rua Capitão Vicente Gonçalves, 434, Centro. O atendimento acontece das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (18) 3691-1306.
Publicação: 22/02/2023 – às 08h12