Projeto da obra está orçado em R$ 693 mil e inclui recursos do estado e contrapartida do município.
Publicado em 16/05/2025 às 09:15
A autarquia municipal SAAEMB – Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Buritama, através do seu Diretor Executivo Ettore Zanin protocolou junto ao Departamento Estadual SP Águas e FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, projeto pleiteando verbas para início de processo de ampliação e reestruturação da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto do Município de Buritama.
O projeto contemplado pelo Comitê de Bacias do Baixo Tietê, no valor total de 693.004,03 terá recursos do Estado no de 679.143,95 e contrapartida do órgão de 13.860,68.
A obra visa ampliar e melhorar o sistema de tratamento de esgoto e será realizado em três etapas. No primeiro momento, a autarquia tem como objetivo adequar o pré-tratamento da ETE com o intuito de atingir melhorias na eficiência do efluente gerado. As demais etapas constituem em ampliar a lagoa anaeróbia, seu desassoreamento e colocação de manta e finalmente a terceira e última etapa irá readequar a lagoa aeróbia com colocação de manta e melhorias na sua estrutura física.
A obra que terá prazo de execução de cerca de 60 dias contemplará a reestruturação física e mecânica do pré-tratamento da ETE, contemplando inicialmente na automação e adequações para o recebimento do esgoto na ETE.
A ampliação da ETE é de fundamental importância para o município, que deságua seu efluente após tratamento no Córrego “Palmeiras”. A obra possibilitará maior eficiência do tratamento do esgoto recebido, pois irá conseguir trabalhar para a demanda da vazão atual, evitando com isso o assoreamento da lagoa anaeróbia e maior tempo de detenção, obtendo como resultado final melhoramento da qualidade do efluente gerado e atendimento às legislações vigentes.
Melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto
Ressalta-se que a ETE municipal recebe 100% do esgoto gerado do município de Buritama, e possui 9149 ligações ativas, além de possibilitar recebimento de novos empreendimentos na cidade.
A melhoria terá suma importância ambiental e atenderá a toda a população, pois irá conseguir atingir melhorias quanto as normas e padrões determinados pelo CONAMA e CETESB, otimizando o sistema e sua operacionalização, evitando com isso riscos de poluição nos afluentes do córrego, diminuindo sua carga orgânica nos corpos d’água e conseqüentemente preservando o meio ambiente.
O projeto terá como responsável técnico Edevaldo Donizete Contel – engenheiro civil e a coordenação do Diretor Ettore Zanin e da Química do SAAEMB Letícia Souza Possani.