A Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou na hoje (21), em São José do Rio Preto, capacitação de segurança de barragens e elaboração de plano de contingência. O evento teve como finalidade apoiar os municípios nos processos de integração com empreendedores de usinas hidrelétricas, no planejamento e execução de ações para eventuais emergências.
Os temas abordados durante o encontro foram: Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil; aspectos legais da Política Nacional de Segurança de Barragens; plano de ação de emergência com foco no papel do poder público municipal e sua integração com o empreendedor; método para estimativa preliminar de manchas de inundação; elaboração do plano de contingência municipal; elaboração do plano de contingência municipal para barragem.
Representaram o município de Buritama, o diretor do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente e presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC), Giancarlo Sanches Mestriner, a secretária-executiva do COMDEC e Química do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB), Letícia Souza Possani, o responsável da Divisão de Saneamento e Meio Ambiente Jefferson Pereira da Silva, e e o fiscal de limpeza pública, Robert Felipe da Silva.
Para Giancarlo, o treinamento foi importante para uma melhor gestão de riscos na cidade. Ele comentou ainda que a capacitação contribui para implementar a cultura de segurança e prevenção à população. “O encontro foi uma excelente ferramenta de aprendizado e atualização, sendo que ajuda no aperfeiçoamento das técnicas e na criação do plano de contingência municipal para barragem”, disse o diretor.
Segundo Letícia, o treinamento teve como objetivo aprimorar e ampliar os conhecimentos na segurança em barragens. “É fundamental termos a cultura da prevenção e também estarmos preparados para combater desastres. Em razão da barragem na cidade, ter um plano de ação poderá contribuir positivamente para proteger vidas, propriedades e o meio ambiente”, comentou.
O diretor do SAAEMB, José Eduardo Marins, comentou sobre a importância da prevenção e do envolvimento das autoridades e dos moradores no combate de ocorrências. “Em momentos de desespero é fundamental termos uma equipe treinada para que possamos agir de forma estratégica e eficiente para evitar desastres naturais e tecnológicos”, enfatizou.
A Defesa Civil de Buritama conta com 12 membros, entre serviços públicos, representantes da sociedade civil e brigadistas e foi criado pelo decreto nº 108/85, de 13 de dezembro de 1985. Para mais informações, ligue (18) 3691-9200.
Publicado: 21/09/2022 – às 14h12