Seja em dias frios, de muito sol ou nublado, João Xavier Prates, Wellington Murça Prates e Douglas Aparecido Costa, saem para registrar o consumo de água nos hidrômetros e entregar a fatura ao morador de Buritama. É um trabalho solidário, ao qual os funcionários percorrem ruas e avenidas durante o mês para efetuarem suas funções dentro do prazo.
Entre os obstáculos diários que dificultam a leitura estão: portões trancados, veículos impedindo o acesso, cães bravos, objetos que atrapalham a visualização do painel do hidrômetro, entre outros problemas. De acordo com o decreto estadual 22.872 de 1996, artigo 39, é dever do usuário assegurar o livre acesso ao aparelho para a medição ou substituição, caso necessário.
Douglas explicou que o trabalho é feito de forma manual. “Olhamos os números no coletor que em seguida envia para a impressora que libera a fatura na mesma hora”, ao explicar que o trabalho poderia ser mais ágil caso o morador instalasse o padrão no muro.
Wellington, da equipe de leitura, reforçou que o trabalho consiste na emissão das contas para o contribuinte, fiscalizar e solicitar reparos no cavalete de água. “Nossa dificuldade, na maioria das vezes, é o portão trancado, esse é o que mais acontece nas glebas, pois o hidrômetro fica dentro da casa dos moradores”, comentou.
Segundo João, leiturista há 35 anos, cada funcionário realiza em média 280 leituras por dia, ao todo, são aproximadamente 9,5 mil casas para serem visitadas. Ele frisou ainda que os contribuintes precisam se conscientizar sobre o uso da água. “É importante o morador evitar o desperdício e reaproveitar, para que não falte”, frisou.
Conforme o Supervisor de Arrecadação, Wagner Socorro Nogueira de Lucena, o morador precisa facilitar o acesso ao hidrômetro. “A dificuldade para fazer o serviço é muito grande no município, pois o hidrômetro fica no interior do imóvel e os portões trancados atrapalham o trabalho. Os munícipes podem substituir o seu padrão antigo pelo padrão novo ou na indisponibilidade fazer um visor no muro para facilitar o trabalho”, argumentou Nogueira.
Para o diretor do SAAEMB, José Eduardo Marins, é importante o morador compreender o trabalho dos leituristas. Comentou também que em caso de dúvidas, os profissionais estão aptos a esclarecer e orientar os contribuintes. “Estamos de portas abertas para atender a população, de forma que todos fiquem satisfeitos com as ações desenvolvidas pela autarquia”, finalizou.
Para acessar a segunda via das faturas de água, o contribuinte deve acessar o site (www.saaemb.sp.gov.br) e escolher a opção “2ª via de conta”. Ao clicar, basta inserir as informações solicitadas e imprimir a fatura do mês.
Leiturista
A função do leiturista, segundo o Supervisor de Arrecadação, Wagner Socorro Nogueira, tem como atributo fazer a leitura do consumo dos contribuintes em suas residências, realizam fiscalização de fraldes, vazamentos, buscam informações para complementar o cadastro dos moradores, tiram dúvidas sobre a conta de agua e informam a respeito dos serviços prestados pelo SAAEMB.
Como entender a conta
Para compreender os gastos do mês, o contribuinte pode verificar na própria fatura de água, no campo abaixo do número identificador do imóvel, as datas da leitura atual e anterior. É no histórico de consumo, estão publicadas as informações sobre os últimos 6 meses, com informações de cada mês, quantidade de água consumida e quantidade de dias de leitura.
Serviço
As pessoas com dúvidas sobre a leitura e entrega devem entrar em contato com a autarquia pelo telefone (18) 3691-1306, ou na central de atendimento localizada no SAAEMB, na rua Capitão Vicente Gonçalves, 434, Centro. O atendimento acontece das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Publicado: 29/09/2022 – às 09h17